As etapas do desenvolvimento da linguagem

A linguagem é a habilidade que qualquer ser humano possuir, de adquirir e usar a língua da sua comunidade. Essa aquisição ocorre durante o período da infância e desenvolve-se de forma natural e espontânea, mas, para que este processo aconteça, a criança tem de ser exposta a falantes de sua língua, portanto o desenvolvimento da linguagem acontece de maneira gradativa, com isto apresenta-se um processo evolutivo. O desenvolvimento da linguagem, está relacionado com a atenção compartilhada, portanto, além das conexões cerebrais envolvidas nas tarefas de linguagem, há um grande estímulo de um pequeno subconjunto de redes funcionais do cérebro, na rede visual, de atenção dorsal e na região posterior.

Por isto, cada criança tem suas individualidades, mas as etapas do desenvolvimento da linguagem são semelhantes para serem realizadas conforme as idades e o desenvolvimento cognitivo, de acordo com a explicação abaixo:

1-3 meses: A criança começa a compreender alguns sinais de comunicação, ao observar a voz e a expressão facial do adulto, ela sorri quando alguém fala com ela, ou acalma ao ouvir a voz da mãe.

4-6 meses: A criança passa a emitir mais sons, mexendo a boca, e se preparando para as primeiras palavras.

7 meses – 1ano: A criança passa a produzir as consoantes “m”, “b”, “p” em sílabas ainda sem significado como “mamama”. Com 1 ano ela já olha quando é chamada pelo nome e sabe o significado das expressões simples como “não”, “vem”, “tchau”.

1-2 anos: A criança começa a falar palavras com significado como “mamãe, papai”. A partir dos 18 meses, ela começa a aprender novas palavras com facilidade, onde já consegue manter pequenos diálogos.

2-3 anos: A criança aprende cerca de 200 a 400 palavras novas, começa a elaborar frases curtas com 3 a 4 palavras como por exemplo “qué comer não” e a contar pequenas histórias, mas com ajuda de um adulto.

3-4 anos: A criança está com o seu vocabulário maior com aproximadamente 600 palavras, elabora frases longas com 6 palavras, no presente, passado e futuro. Dialoga sem dificuldades conta histórias com mais detalhes, sua fala é facilmente compreendida, apesar de ainda apresentar troca nas letras.

4-5 anos: A criança fala praticamente todos os fonemas, conta histórias sem ajuda de adulto ou figuras.

Estas etapas do desenvolvimento da linguagem são fatores importantes para sabermos se a criança está se desenvolvendo de modo adequado.

ATENÇÃO!

Se seu filho tem 2 anos e quase não fala ou 3-4 anos e fala, mas não apresenta uma fala inteligível, ou seja, que poucas pessoas entendem, PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esse post

Leia Mais

Agende seu horário

Carregando...